NEUROMODULAÇÕES ELÉTRICAS NÃO INVASIVAS ( TVNS e TDCS ):
- Ana Rosa
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Novas técnicas vem sendo cada vez mais estudadas e aplicadas no Brasil e no Exterior, em diversas áreas da Medicina e da Saúde. Com ampla gama de abrangências e benefícios às pessoas que buscam evoluções através de novidades seguras, modernas e com grande potencial de auxílio juntamente com as Fonoterapias Convencionais !
A neuromodulação TaVNS: "Transcutaneous Vagus Nerve Stimulation" (Estimulação Elétrica Transcutânea do Nervo Vago Auricular) e a Neuromodulação TDCS (Estimulação Transcraniana por corrente contínua/ ETCC) são técnicas seguras e indolores, atualmente usadas na Fonoaudiologia, que têm trazido inúmeros benefícios* aos pacientes (*variando de indivíduo para indivíduo),
sendo mais comuns as Reabilitações em casos de:
-TDAH (transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade),
-pós AVC (Afasias, Disfagias, Disartrias,...),
-TEA (autismo),
-PAC e Cognição (Processamento auditivo central);
-Zumbidos;
-Aprendizagem (melhora da Cognição);
-mobilidade Laríngea (PPVV - pregas vocais);
-dentre outros.

Na TDCS as Redes neuronais são moduladas (em baixa intensidade e de forma não invasiva: com 2 eletrodos em pontos específicos na cabeça e/ou braço) geralmente causando efeitos positivos variados: como aumento da Concentração, diminuição da Ansiedade e/ou agitação, aumento dos padrões de Memória, etc; corroborando na evolução dos pacientes que são realizadas concomitantemente com as Fonoterapias!

Já na TVNS observa-se melhora nos circuitos de Autorregulação; pois o Nervo Vago é estimulado através da Orelha (nesta técnica). Sendo o maior nervo do corpo humano, que através desta Via, ativa as fibras sensoriais do Vago, levando os sinais ao Tronco encefálico. Sendo assim, o SNC (sistema nervoso central) ativa núcleos reguladores, que respondem com Modulações no corpo (resultando em Regulações Corticais envolvidas na Cognição e Emoção por exemplo; na diminuição dos padrões inflamatórios, dentre outros).
Sendo assim, corroborando para os processos de Reabilitação pós AVC, pós cirurgias de laringe (PPVV), paralisias, dentre outros.
Nos estudos com estimulação por TVNS denotou-se que ela Promove a Liberação de Neurotransmissores e moléculas químicas no Cérebro (promoção de Vias de Sinalização Neurogênica) como:
-Noradrenalina (norepinefrina);
-Serotonina (5- HT);
-Acetilcolina (ACh);
-Dopamina (DA);
-Glutamato;
-GABA;
-Citocinas;
-e BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro) = tirosina quinase B.
E nas observações clínicas há relatos que estes neurotransmissores, estimulados através da TVNS foram responsáveis por várias regulações no Organismo dos pacientes, ajudando assim nas Funções:
-de Humor,
-Aprendizado,
-Memória,
-Atenção,
-Concentração,
-Recuperação Cognitiva,
-dentre muitas outras regulações, que os pacientes da Fonoaudiologia necessitam para melhorar em suas dificuldades ou déficits!

PRÉ AGENDE SUAS CONSULTAS !
(Início em Novembro/ 2025)
Fonoaudióloga Ana Rosa Durigan Lass ( CRFª 8165 / PR )
99903-6912
Excelente!!
Excelente artigo.